quinta-feira, 19 de março de 2015

Colar de Âmbar


Após o nascimento da Duda, comecei a mergulhar no mundo materno, em grupo de mães que eu participo comecei a ver muitas conversas a respeito do colar de âmbar, por isso comecei a pesquisar para saber um pouco mais sobre os benefícios dele. O uso do colar em bebês é ótimo para diminuir os sintomas do nascimento dos dentes e é muito difundido na Europa, aos poucos está chegando ao Brasil.

O âmbar báltico é uma resina fóssil de 40 bilhões de anos, encontrado na costa do Mar Báltico e em contato com a pele são liberadas pequenas quantidades de ácido succinico no corpo, este ácido é totalmente natural e torna-se um relaxante neuromuscular, que tem propriedades analgésicas e anti-inflamatórias e alivia o desconforto causado pelo nascimento dos dentes.

O colar de âmbar, além de aliviar os sintomas da dentição, como dor, febre e irritação, também tem efeitos positivos em casos de alergias, eczemas, erupções cutâneas, cólicas e doenças respiratórias. Ele pode também, melhorar o sono do bebê e a sua imunidade. O colar deve ser usado direto em contato com a pele, não deve permanecer na boca do bebê, pois não terá o efeito. O âmbar possui temperatura morna e é extremamente leve, com isso o bebê raramente percebe que está usando.

Mas, algumas seguranças devem ser levadas em consideração, pois não é aconselhado deixar o bebê com o colar sem a supervisão de um adulto. Algumas mães o utilizam para dormir, quando eu coloco na minha filha para dormir, eu prefiro colocar como tornozeleira e não em volta do pescoço. Não se deve tomar banho com o colar, porque pode enfraquecer o cordão e ele arrebentar. O colar de âmbar para bebês foi feito pensando na segurança deles, assim, as pedrinhas são separadas por um nó, para que caso arrebente, não solte todas as pedras e o fecho é feito de plástico, preparado para que quebre caso enrosque em algum lugar, evitando assim o sufocamento.

Minha filha começou a usar o colar com cinco meses de idade, hoje ela esta com 10 meses e já são 3 dentes e nenhuma reação, ela não teve diarreia ou febre, apenas uma pequena irritação, mas nada significativo. O momento que senti que o colar realmente estava funcionando, foi na vacina de seis meses, ela teve uma reação muito forte, dor e febre, mas havia me esquecido que o colar também poderia auxiliar nesta situação. De noite fiquei até quase 2 horas da manhã com ela no peito, tentando fazer dormir, já estava exausta e não sabia mais o que fazer, foi quando me lembrei do colar e decidi colocar, foram exatamente 30min com o colar, dei o peito novamente, ela enfim, adormeceu, baixou a febre e eu também pude descansar, o âmbar salvou a minha noite aquele dia e sarou a dor da minha filha.
Além de ajudar, fica uma fofura <3

3 comentários: